Nossa História
SIBI: Uma História de Amor e Serviço
Desde sua fundação em 1963, a Segunda Igreja Batista de Itapetinga (SIBI) tem sido um instrumento de Deus na vida da comunidade. O que começou como uma congregação da Primeira Igreja Batista rapidamente cresceu e se organizou, em 1967, como uma igreja independente, movida pelo compromisso com a fé, o amor e o serviço. Momentos marcantes incluem o primeiro batismo em 1968, o casamento inaugural em 1969 e a construção do atual templo em 1993, além do maior batismo de sua história em 1995. Projetos como o "Guerreiros de Judá", que transforma vidas por meio do esporte, e o programa "Fonte de Vida", que leva esperança a inúmeros lares, destacam o compromisso contínuo da SIBI com a edificação de vidas. Hoje, com 55 anos de história, seguimos glorificando a Deus e abençoando vidas. Nossa missão é ser reconhecidos como uma igreja que ama e serve. Junte-se a nós e faça parte desta jornada de fé e transformação!
Acompanhe um Pouco da Nossa História
Ao longo dessa jornada temos nos empenhado em servir com amor e, pela ação do Espírito Santo de Deus em nós e através de nós, ver famílias sendo tocadas pelo amor de Deus. Faça parte desta história você também!
Apesar de pequena resistência, grande parte da Primeira Igreja Batista de Itapetinga, insentivados pelo Pr. Samuel, concorda e apoia a abertura de uma Congregação da Priemeira Igreja Batista no bairro Nova Itapetinga.
Acontece às 20h de uma seguda-feira, o concílio e solenidade de organização de Segunda Igreja Batista de Itapetinga (SIBI), até então identificada por Congregação da Primeira Igreja Batista de Itapetinga (PIBI) no bairro da Nova Itapetinga.
Em fevereiro a Igreja começou a recomendar irmãos para o Seminário Batista Teológico de Recife-PE, tendo como primeira enviada a irmã Dinorá Moreira que havia vindo da Igreja Batista Betel de Vitória da Conquista. Também, ocorre o primeiro batismo da Igreja em fevereiro.
O primeiro casamento que ocorreu na Segunda Igreja Batista de Itapetinga foi o de Euza e Florisvaldo.
Outro acontecimento importante foi a oficialização de uma Congregação na rua Brumado, que se denominou “Templo Batista Calvário”. Após algumas discussões o nome foi cancelado e posteriormente foi escolhido Congregação Monte Calvário.
Em janeiro de 1977 a Segunda Igreja Batista começa o ano discutindo a emancipação da Congregação Calvário para que a mesma transforme em igreja. Em 9 de fevereiro ocorreu a cerimônia e sessão de organização da nova Igreja, chamada de Igreja Batista Calvário, que teve como pastor o Pr. Eliaquim Aciole.
No dia 10 de Fevereiro o Pr. Edivino Costa e Silva se torna o pastor da Segunda Igreja Batista de Itapetinga.
A igreja aprovou a construção do novo templo e decidiu que o mesmo deveria ser virado para a Av. Gerson de Oliveira.
Em 1 de dezembro de 1995, ocorreu a primeira Assembleia Extraordinária no novo templo e, foi para o maior batismo que já ocorreu na mesma. Neste, foram aceitas 83 pessoas para serem batizadas no dia 3 de dezembro. O batismo ocorreu no templo novo, apesar de não estar totalmente pronto.
Após intenso período de orações em busca do direcionamento de Deus para escolha de seu novo pastor a igreja deidiu pelo Pr. Odinei Ferreira Oliveira que prontamente aceitou. Em 23 de Junho de 2007, o Pr. Odinei tomou posse como novo pastor da SIBI.
Formulado pelo Pr. Odinei, ficou acertado um novo projeto, que em todo dia do trabalhador, 1º de maio, seria homenageado uma categoria. Em 2009, ocorre o primeiro café da manhã e foram escolhidos os Mototaxistas para serem homenageados. A ação foi um sucesso, contando com a presença de dezenas de profissionais da categoria, diversas autoridades da cidade, e contribuiu para a regulamentação e melhorias nas condições de trabalho, bem como em maior segurança para os profissionais e para a população.
O aniversário da igreja ocorreu nos dias 23 à 25 de Julho e contou com a presença do cantor Nani Azevedo. Foi um momento muito marcante para a igreja e toda a cidade. A vinda do Nani Azevedo se deu em contexto de muita gratidão a Deus e um desejo de tributar ao Senhor com o que havia do melhor da adoração na época na música gospel.
Em abril de 2013 foi ao ar o programa Fonte de Vida, com a proposta de transmitir vida a todos os lares por meio de uma mensagem de fé e esperança que alcance a todos, da criança ao ancião, do homem do campo ao da cidade.
No primeiro semestre de 2015 tem início o trabalho dos Guerreiros de Judá que, através do ensino de Jiu Jitsu para crianças, adolescentes e jovens, vem transformando suas realidades por meio de uma abordagem socioeducativa pela prática do esporte, leituras bíblicas, orações e ensino de valores morais e éticos.
No ano de celebração dos seus 50 anos a igreja intensifica seus serviços realizando vários projetos. Dentre eles o envio de 11 jovens para o Missões na Prática da Juban-BA, o projeto Paz na Estrada, o início do projeto Paz nos Lares, a doação de 1000 bíblias para os visitantes nos cultos, a celebração do aniversário da igreja em Julho - com a presença de Kleber Lucas, e muito mais...
Acompanhe nossa história em detalhes!
Solicite agora mesmo um exemplar do livro "SIBI Uma semente para o mundo".
Acompanhe nossa história em detalhes!
Solicite agora mesmo um exemplar do livro "SIBI Uma semente para o mundo".